[Jornal+] O meu mundo colorido... a preto e branco!

Na terceira edição do Jornal+ - um projecto recente e promissor "da minha terra" -, que saiu hoje, vem mais um artigo sobre mim. A entrevista foi feita por mail, com perguntas muito descontraídas e sobre um pouco de tudo o que tem sido a minha vida em termos de projectos profissionais e pessoais. Nas últimas semanas saíram outros dois artigos (VISÃO e P3), e provavelmente já começam a ficar fartos de ler sempre as mesmas coisas... mas este é o último artigo (até à data! eheh) a sair nos próximos tempos. Além disso, este tem a particularidade de tocar em mais assuntos que os anteriores - ou em mais detalhe pelo menos nalguns deles. Aconselho a leitura!


O mundo colorido de Marcos Bessa
Arménio Santos | acsantos.press@gmail.com    

A vida de Marcos Bessa é uma animação. Ele escreve, canta, lidera projectos solidários, faz teatro e, actualmente, trabalha na poderosa LEGO, com sede na Dinamarca. O jovem de 22 anos, natural de Vilela, Paredes, é um insatisfeito por natureza. Num dia tirou Engenharia no Porto, no outro estava a caminho do Norte da Europa para desenhar brinquedos para miúdos e graúdos. Diz que tem saudades do calor português e que os sonhos que tem por realizar não terão que esperar muito. O verdadeiro "One Man Show" e a sua luta por uma vida sem rotinas.


Fazer tudo ao mesmo tempo
Entre essas e outras coisas que vou fazendo, sim, cá vou encontrando tempo para comer e dormir... Como enquanto estou a fazer design "solidário" no computador, e durmo enquanto imagino enredos para os próximos livros. Brincadeiras à parte, claro que vou tendo tempo para tudo. Acho que o segredo - que não o é na verdade - está numa boa gestão de tempo (que honestamente já teve melhores dias!) e numa definição clara de prioridades.

Nunca está satisfeito
Sem dúvida. Sou naturalmente insatisfeito. Com tudo e sobretudo comigo mesmo. Sou uma pessoa que gosta de desafios e que se cansa depressa da rotina. Daí ter de estar sempre envolvido em projectos que de uma forma ou de outra estejam dependentes/ligados à criatividade. Nada nunca é igual... Uma nova história para um livro, um novo desenho para uma caneca, uma nova música, um novo personagem para interpretar, um novo set (=conjunto LEGO) para construir...

Os sonhos por realizar
Muitos! Se André não fosse o meu segundo nome, poderia perfeitamente chamar-me Marcos Sonhador. Mas posso destacar alguns como escrever um guião para um filme ou ver um dos meus livros adaptados para a grande tela, subir a um palco ao lado de Ruy de Carvalho, gravar num estúdio profissional (uma música que fosse), fazer cinema, ganhar um óscar, conhecer Amy Lee (vocalista dos Evanescence), ser pai...

Viver no frio da Dinamarca
Tem sido tolerável... para ser simpático! :) Sinto imensa falta do sol e das temperaturas em Portugal, como é óbvio. Mas acho que me adaptei razoavelmente bem. Continuo com o widget no canto superior do ecrã do meu computador no trabalho a mostrar diariamente as temperaturas em Billund e no Porto, só para comparar... e devo dizer que por 2 segundos durante o dia deprimo, mas depois olho em volta e tudo volta a fazer sentido! De qualquer maneira, acho que sempre fui uma pessoa de frio... prefiro o aconchego de um cobertor em frente a uma lareira do que o sol abrasador numa tarde de verão sufocante.

nam'it!
Um projecto com estes contornos - isto é, sendo de cariz solidário - é sempre uma aposta ganha na medida em que qualquer resultado obtido é já uma vitória e que se vai materializar num donativo. É obvio que adorava que o projecto chegasse a mais pessoas mais depressa, e que muito mais gente tivesse vontade de adquirir uma caneca nam'it e ajudar assim uma instituição de caridade (como é o caso da Make-A-Wish Portugal). Mas este é um projecto pessoal e para o qual tenho trabalhado sozinho nos meus tempos livres, portanto, soube sempre desde o princípio que o caminho não seria sempre fácil ou rápido até ao "sucesso", mas quem disse que teria de ser? Já mencionei que gosto de desafios... ;) De qualquer forma, posso dizer que o projecto teve um arranque modesto mas bastante razoável! Até agora, com 4 canecas lançadas em pouco mais de 3 meses, vendi cerca de 30 unidades.

O olhar dos pais
Tendo eles vivido comigo debaixo do mesmo tecto durante mais de 21 anos, diria que outro remédio não teriam eles que não fosse o de me conhecer minimamente. Dito isto, acho que não foi com grande surpresa que eles viram o filho mais velho sair de casa para viver um sonho num país a 3000 km de distância. Sempre souberam que eu ia voar para algum lado...

O amor à literatura
Confesso que estive parado em relação aos meus livros durante bastante tempo. Tenho um segundo romance terminado - "O Espelho da Alma" - há já uma série de anos (desde 2008 pelo menos), mas não surgiu oportunidade de o publicar. Entretanto comecei um novo livro - "a.m.o.t.e." - que está a 60 ou 70% e que pretendo terminar ainda este ano. Curiosamente esta semana comecei a trabalhar novamente nesta área. Estou a rever novamente o meu primeiro romance para o publicar numa edição digital, com conteúdo exclusivo e inédito. Espero que 2012 seja um ano de novidades nesta área... acredito que será!

E onde fica a música? (Pergunta original: Normalmente alias os gostos pessoais com a carreira profissional. Quer isto dizer que um dia ainda podemos ouvir um álbum de música assinado por ti?)
Um disco completo não sei, mas algumas "brincadeiras" mais a sério... espero bem que sim! Como disse mais acima, adoraria um dia entrar em estúdio e gravar algumas coisas... sobretudo pela experiência em si! Quem sabe um dia! :)

Estar longe
O Facebook tornou-se num dos meus melhores amigos. Mantém-me irrefutavelmente ligado ao mundo que deixei para trás... e tenho a certeza que não seria capaz de estar a viver esta fase da minha vida se não fosse pela Internet! Sempre fui muito apegado à minha família e custa-me sempre imenso despedir-me deles quando tenho de voltar para "casa". Sempre que estou em Portugal, os últimos dias já são mais duros... sofro por antecipação!

Daqui a dez anos...
Honestamente, duvido que ainda esteja a trabalhar para a LEGO... pela simples razão que também aqui a minha "missão" chegará a um fim um dia. Seja a fazer o que for, espero estar tão ou mais satisfeito com a minha vida quanto estou hoje! :)

*

Se quiserem ler o jornal em formato físico, levantem a vossa cópia gratuita num dos pontos de distribuição abaixo indicados:

Paredes: Jolima, Farmácia Ruão, Galp, Óptica Nova, Invictus, Princesinha e Sabores do Tempo;
Paços de Ferreira: Ferrara Plaza, King, Celeste, D'Sandes e Casa do Café.

Até logo.

Comentários