2012 - Estou a avisar-vos!

Mas que desilusão!

Eu sei que esta é provavelmente a pior forma de começar um texto onde pretendo expressar a minha opinião em relação a um filme. Antes mesmo de chegarem ao verdadeiro corpo do texto, já sabem que eu não gostei do que vi...

Pois desenganem-se!

Comecei assim intencionalmente... Mas terá sido realmente uma desilusão tão grande? Terá "2012" se revelado um filme tão diferente daquilo que eu estava à espera?

Estava bastante curioso pelo trailer que tinha visto e pela qualidade aparente das CGI. Aproveito já para fazer a ressalva em relação aos efeitos especiais que são sem dúvida impressionantes e muito bem conseguidos! O filme também não está livre de falhas neste campo, mas são os efeitos especiais que fazem dele um filme que pode até valer a pena ver num fim de tarde chuvoso de Domingo... Quem nunca viu "O Dia Depois de Amanhã" nestas condições? :)



"2012" é um bom filme de efeitos especiais. (Ponto!)

A história trivial, típica, previsível, aliada a diálogos mal construídos e pouco naturais, atiram o filme para o fim da lista das minhas preferências no que diz respeito a este género "catastrófico" de cinema (o adjectivo pode ser entendido em mais do que um sentido!).

Sou um apaixonado por efeitos especiais (ou não estivesse inclusive a estudar Eng. Informática e Computação com o forte intuito, para já, de me especializar em Computação Gráfica) e por isso não dou por mal gastos os 4.40€ pagos na bilheteira.



Os actores são conhecidos (bastante até): John Cusack, Danny Glover, Olivar Platt, Amanda Peet e a lindíssima Thandie Newton, mas nem por isso tiveram um trabalho notável. Mas não os culpo apenas a eles! Foram contratados e interpretaram os papéis que lhes deram da melhor forma possível. Os papéis é que eram mesmo fracos.

Para concluir, o filme vale pelos efeitos especiais, mas nada mais! Para quem não é apreciador, por si só, de grandes efeitos especiais, então não aconselho a que veja filme!

Retomo agora a minha primeira frase neste post: "Mas que desilusão!"... Terá sido? Não... Já estava à espera.

Até logo!


P.S.1. Faz-me uma certa "confusão" quando as pessoas confundem Efeitos Especiais com situações irreais.... Uma situação irreal pode ser aceite ou não, conforme os limites do nosso imaginário, os Efeitos Especiais podem apenas ser apreciados! Mas sobre isto talvez venha a falar mais tarde num outro post...

P.S.2. Também me fazem alguma "confusão" aquelas pessoas que vão ver um filme de catástrofe e não conseguem passar o filme inteiro sem questionar ou criticar a "sorte" ou capacidade de desenrasque dos protagonistas... Isto levanta-me uma questão muito intrigante: querem ver filmes de 10 minutos em que o protagonista morre porque não conseguiu passar com o avião por entre os prédios que se desmoronaram!? Com certeza neste filme, "no seu contexto", muitas pessoas morreram porque não o conseguiram fazer... Mas infelizmente para elas, a sua história não teve interesse cinematográfico! =D Mas sobre isto, também poderei vir a falar mais aprofundadamente num futuro próximo...

P.S.3. Desculpem a ausência, mas passei por duas semanas completamente atulhadas de trabalho! Finalmente consegui respirar um pouco... e escrever! ;)

Comentários

Anónimo disse…
Eu também nao gostei do filme... Não sou, nem de longe nem de perto, a melhor pessoa para criticar os Efeitos Especiais!! É que nao percebo nada disso.
A história do filme é demasiado corriqueira sim, mas também nao se poderia exigir muito dado a temática! 2012: talvez o bruxo corte mesmo a cabeça por o Mundo nao ter acabado nestes dias passados =)


Até lá... =)

Elias.